Live streaming video by Ustream

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O TEMPO

o tempo foi alvo e continua sendo alvo de inúmeros ensaios, artigos e livros.Enquanto isso, ele, o tempo, passa.Uma das maiores controvérsias nesse tema é a relatividade do tempo. É preciso fazer um breve histórico sobre o problema “tempo” na Física. 
     Examinar algumas citações de Einstein e a relação que ele tinha com a religião judaica.  Isaac Newton,  estabeleceu, entre outras coisas, que o tempo é absoluto. Isso significa, por exemplo, que um fenômeno cósmico observável, seria visto em todas as partes, ao mesmo tempo, independentemente da posição de quem o estivesse observando. Surgiram algumas especulações – uma delas admitia que o tempo fosse relativo. O problema ficou mais de um século sem solução.
No final do século XIX, Albert Einstein,  começou a estudar o assunto “tempo”, através de cálculos. Consta que, em função desses cálculos, ele deduziu que o tempo não podia ser absoluto. Por isso sua teoria começou a ser chamada de Teoria da Relatividade.
Para ilustrar isso podemos dizer que dois relógios estáticos marcam a mesma hora, mas dois relógios em movimento muito acelerado podem marcar horas diferentes. Isso quer dizer que o tempo varia segundo alguns fatores.
Einstein caricaturou o assunto em uma citação:
“Ponha sua mão em um forno quente por um minuto, e ele parecerá uma hora. Assente-se com um bela garota por uma hora, e ela parecerá um minuto. ISTO É relatividade.”
Procurei  por um versículo da Bíblia no Salmo 90(89), uma oração de Moisés, e observei sua referência à relatividade do tempo. Trata-se do versículo 4. Parece haver paralelos entre ele, algumas citações de Albert Einstein e a teoria da relatividade. A minha impressão é de que Einstein inspirou-se nesse versículo para sustentar a hipótese de que o tempo é relativo.Se foi ou não , não tenho ceteza, mas estimo qu essa relativização do tempo exista e seja imprescindível para entendermos que para Deus o tempo não acaba e nesse viés de pensamento,  há sempre possibilidade de vermos a intervenççao de Deus , mesmo que achemos que tudo está no fim do tempo. Ha um tempo chamado Kronos e outro tempo chamado kairós, este é o tempo de Deus , portanto, se você pensa que seu tempo acabou por causa do kronos, saiba que Deus é kairós. O tempo de Deus é o que vale. Abraçao!!

0 comentários:

Postar um comentário